Como recuperar os cabelos ressecados?

Cloro, suor, processos químicos, poluição, raios solares… Diariamente, os cabelos estão expostos a uma série de fatores que podem causar o ressecamento dos fios, tornando as mechas mais frágeis e propensas a quebras.

Independentemente do tipo de cabelo, o ressecamento causa aumento do volume e do frizz, pouco brilho, pontas duplas e dificuldade para desembaraçar ou pentear os cabelos. Até mesmo os oleosos ou normais podem sofrer com o ressecamento, mas é nos cabelos secos que o prejuízo para a integridade dos fios é maior.

Por isso, é preciso adotar uma rotina de cuidados para recuperar a maleabilidade das mechas e deixar os cabelos bonitos e saudáveis. Neste artigo, separamos cinco dicas especiais que irão ajudar você nessa tarefa. Confira!

1) Comece escolhendo o xampu e o condicionador certos

Quando o ressecamento é causado por processos químicos como coloração ou alisamento, o pH dos cabelos é alterado e fica mais alcalino, o que contribui para o aumento da fragilidade dos fios.

Nesses casos, a escolha do xampu faz toda a diferença na recuperação das madeixas. Para diminuir a alcalinidade, o ideal é usar produtos que tenham o pH neutro, o que irá ajudar a reverter o quadro de ressecamento, além de proteger os cabelos de futuras agressões.

Ao escolher o condicionador, é preciso ter atenção e garantir que o produto utilizado seja adequado ao seu tipo de cabelo. Se você quiser otimizar os resultados, escolha as linhas que possuem proteínas o peptídeos em sua fórmula.

Assim, o efeito reconstrutor do condicionador estará garantido. Com o passar do tempo, os cabelos recuperam o brilho e ficam mais fáceis de pentear.

2) Diminua a temperatura da água para lavar os cabelos

A água muito quente retira a camada de gordura natural que protege o couro cabeludo e os fios, deixando o cabelo ainda mais ressecado ou, até mesmo, causando o aumento da oleosidade do couro cabeludo, que se vê obrigado a produzir mais sebosidade que o normal para preservar os cabelos. Por isso, o ideal é manter a temperatura morna ou, se possível, fria.

3) Use e abuse das hidratações

Para recuperar a saúde e a vitalidade dos cabelos, é preciso que o tratamento atinja as camadas mais internas dos fios. Por isso, a hidratação é parte fundamental desse processo. Você pode optar por máscaras de recuperação que ficam mais tempo nos cabelos ou pelas ampolas de hidratação, que possuem ação mais rápida devido à maior concentração de nutrientes, vitaminas e outras substâncias hidratantes.

O importante é não descuidar dessa dica e repetir o procedimento ao menos uma vez por mês, sendo que quando o dano aos cabelos é muito intenso, o ideal é fazer a hidratação com intervalos de quinze ou vinte dias inicialmente.

4) Não esqueça do leave-in

Para finalizar o cuidado diário com os cabelos ressecados, o leave-in (ou produtos sem enxágüe) é fundamental. São várias opções disponíveis no mercado, todas elas capazes de proteger os fios, hidratando e devolvendo a maciez dos cabelos, sem deixá-los pesados ou com aspecto opaco.

O leave-in deve ser aplicado nos cabelos ainda úmidos, atuando também como protetor pré-escovação. Para evitar os efeitos nocivos do sol, escolha produtos que contém filtro solar em sua formulação.

5) Mantenha uma dieta saudável

A nossa última dica não diz respeito aos cuidados com os cabelos, mas sim à saúde como um todo. A vitalidade dos cabelos, assim como das unhas ou da pele, depende, e muito, da qualidade da nossa alimentação.

Por isso, invista na ingestão adequada de frutas, verduras e legumes para garantir o aporte de todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. E não se esqueça de beber bastante água, pois a hidratação é a chave para a recuperação dos cabelos ressecados.

Com disciplina, é possível recuperar os cabelos ressecados

Viu como recuperar os cabelos ressecados não é uma tarefa tão difícil assim? Basta ter disciplina, caprichar nos cuidados diários e escolher os produtos certos.

Se você quiser saber mais sobre processos químicos e sobre tratamentos de recuperação dos fios, consulte a sessão de serviços, aqui no nosso site. Lá nos apresentamos uma descrição detalhada de cada procedimento realizado.